Gazeta do Povo – 36% dos cartórios do Paraná possuem alguma irregularidade

Dos 1.087 cartórios extrajudiciais do Paraná fiscalizados pela Corregedoria-Geral do Tribunal de Justiça do estado (TJ-PR), 394 deles, ou 36% do total, apresentaram falhas graves (70) ou medianas (324) de estrutura física ou procedimentos. Os outros 691, que correspondem a 64%, estão em situação regular. Conforme a corregedoria, as unidades, que foram fiscalizadas entre os anos de 2011 e 2013, representam quase a totalidade dos cartórios extrajudiciais do estado – ou seja, que não estão instalados nos fóruns das comarcas.

Entre os casos de irregularidade considerados graves estão a falta de exigência de documentos por parte dos cartórios para a autenticação de firma e de procurações. Para estes casos, a corregedoria informou que tomou medidas como a emissão de advertências e a cobrança de multas.

De acordo com o órgão do TJ, entre as falhas consideradas medianas estiveram problemas de infraestrutura dos cartórios, como a falta de acesso a cadeirantes e a não digitalização de documentos que devem ser digitalizados. A corregedoria comunicou que estabeleceu para essas unidades um prazo para a regularização.

Fonte: FÁBIO CHERUBINI – Gazeta do Povo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *